N° 20 ANO III Março / Abril 1999 

 

SCROLLING="no">

ASSUNTOS DIVERSOS

 
Convênio Editora Juarez de Oliveira
Convênio Hotel Del Rey/PR
Convênio AMAJME - Tropical-Varig
Nova Direção - Posse do Presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia
I Encontro Internacional de Direito Militar e Direito Humanitário
XVI Congresso Brasileiro de Magistrados - Gramado/RS
I Forum Brasileiro da Legislação do Documento Digital
XX Congresso Brasileiro de Direito Constitucional
XVII Encontro Nacional do Colégio dos Desembargadores Corregedores-Gerais de Justiça do Brasil
Mobilização reúne mais de 250 participantes
Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e de Corpos de Bombeiros Militares
Manifesto à SociedadeOs Dez Mandamentos do Magistrado

JURISPRUDÊNCIA

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - STJ

CONFLITO DE COMPETÊNCIA nº 22.593/MG (98/004296-2) - JUÍZO COMPETENTE PARA O PROCESSO E JULGAMENTO DE DELITO DE DENUNCIAÇÃO CALUNIOSA DE CIVIL CONTRA POLICIAL MILITAR - COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA MILITAR  

CONFLITO DE COMPETÊNCIA 17.725 - DF (96/0040475-5)   - EMENTA: CRIMINAL. CONFLITO DE COMPETÊNCIA. HOMICÍDIO COM AUTORIA DESCONHECIDA. INSUFICIÊNCIA DE ELEMENTOS HÁBEIS À CARACTERIZAÇÃO DA NATUREZA MILITAR DO DELITO. USO DE ARMA DE 9 MM. IRRELEVÂNCIA PARA A DETERMINAÇÃO DA NATUREZA DO CRIME. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA COMUM.

MANDADO DE SEGURANÇA N. 5593/DF  - EMENTA: ADMINISTRATIVO. MILITAR DA AERONÁUTICA REFORMADO NA GRADUAÇÃO DO SUBOFICIALATO. RETIFICAÇÃO DO ATO DE PROMOÇÃO. IMPOSSIBILIDADE. CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS. PROMOÇÃO AO POSTO DE CAPITÃO DO QUADRO DE OFICIAIS ESPECIALISTAS. REQUISITOS. INOBSERVÂNCIA.

RECURSO ESPECIAL N. 191.036/GO - EMENTA - PROCESSUAL PENAL. COMPETÊNCIA. CRIME PRATICADO POR MILITAR CONTRA CIVIL. LEI Nº 9.299/96. APLICAÇÃO IMEDIATA. VALIDADE DOS ATOS PROCESSUAIS PRATICADOS ANTERIORMENTE.

SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR - STM

CONFLITO DE COMPETÊNCIA 287-4/RJ - EMENTA: CONFLITO POSITIVO DE COMPETÊNCIA. DESERÇÃO. CONEXÃO PROBATÓRIA. CONTI~ÊNCIA POR CUMULAÇÃO OBJETIVA. INEXISTÊNCIA. AS DESERÇÕES CONSUMADAS POR UM MESMO AGENTE EM SITUAÇÕES E ÉPOCAS DISTINTAS, CARACTERIZAM-SE COMO CRIMES REPETIDOS E, COMO TAIS, SÃO AUTÔNOMOS. VERFICANDO-SE QUE OS MOTIVOS ALEGADOS PARA JUSTIFICAR OS DELITOS SÃO DIVERSOS, AS PROVAS RELATIVAS A UM PROCESSO NÃO PODEM INFLUIR NAS PROVAS DE OUTRO; E EM HAVENDO AUTONOMIA DE DESÍGNIOS, ONDE O ÚNICO LIAME EXISTENTE ENTRE OS DOIS PROCESSOS EM TRÂMITES DISTINTOS EM DOIS JUÍZOS, É O FATO DE TER SIDO COMETIDO PELO MESMO AGENTE, NÃO ~Á COMO APLICAR-SE OS INSTITUTOS DA CONEXÃO E CONTINÊNCIA. CONFLITO CONHECIDO, PORÉM, DECLARANDO-SE COMPETENTE PARA PROCESSAR O PROCESSO N. 506/98-7 O JUÍZO DA 6ª AUDITORIA DA 1ª CJM.

Ir ao topo